quinta-feira, 2 de setembro de 2010

O que são Invertebrados?



O grupo dos invertebrados inclui 97% de toda a espécie animal. Uma característica comum a todos os invertebrados é a ausência da espinha dorsal. Como exemplo, podemos citar as esponjas (que apesar de nem sempre se enquadrarem nesta categoria, continuam a fazer parte deste grupo). Além da ausência de espinha dorsal, há ainda outras características comuns a estes seres, como:
· formação multicelular (grupos diferentes de células compõem este organismo)

· ausência de parede celular (pois são formados por célula animal)
· com exceção das esponjas, possuem tecidos como resultado de sua organização celular
· sua reprodução geralmente é sexuada (gametas masculinos e femininos se combinam para formar um novo organismo).
De forma geral, podemos dizer que a grande maioria dos invertebrados é capaz de se locomover. Diferentemente dos vegetais (que produzem sua própria energia através da fotossíntese), os invertebrados necessitam extrair a energia necessária para sua sobrevivência através de outros seres. Para isso, eles se alimentam de seres autótrofos (vegetais) e heterótrofos (animais).

Invertebrados são, de longe, o mais abundante e mais diversos animais da floresta tropical. Eles têm invadido quase todos os nichos imagináveis e inimagináveis, e cada um tem um papel único no ecossistema, embora ainda mal compreendidos. Por exemplo, no solo, os invertebrados são essenciais no processo de decomposição. Estas espécies alimentam de restos de planta, materias de planta e partículas orgânicas. Minhocas, cupins, e outros, quebram fragmentos maiores em partículas menores para serem mais manejáveis para bactérias, fungos e microorganismos.

A maioria dos invertebrados em ambas as regiões tropicais e temperadas são pequenos e imperceptíveis, mas algumas das florestas tropicais, possuem os maiores do mundo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário